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Liderança, Reconhecimento e Gratidão

Em todas as conquistas, o reconhecimento é sempre a maior e melhor das recompensas; segundo Shakespeare: “A gratidão é o único tesouro dos humildes”.

“A gratidão é a virtude das almas nobres.” Esopo (escritor da Grécia Antiga)

Em todas as conquistas, o reconhecimento é sempre a maior e melhor das recompensas; segundo William Shakespeare: “A gratidão é o único tesouro dos humildes”.

Pode-se afirmar, sem receio de errar, que líderes bem-sucedidos têm em comum a admiração de suas equipes e que isto foi conquistado graças à prática consistente do bom hábito de reconhecer e celebrar conquistas e vitórias de indivíduos e/ou de times.

Por que razão, então, gestores e líderes têm tanta resistência em adotar a prática do reconhecimento?

Os motivos são vários e, entre eles, podemos citar a insegurança e o temor de demonstrar “fraqueza” e, ainda, porque para a natureza humana seja mais fácil e, para muitos, até mais prazeroso criticar erros, falhas e desempenhos insatisfatórios do que reconhecer e agradecer ações e feitos bem-sucedidos.

Reconhecer e demonstrar, de forma autêntica, gratidão às equipes por seus esforços contribui significativamente para estimular a motivação interna, o comprometimento e o engajamento e, também, ajuda a mantê-los confiantes com relação a seus empregos e, assim, estimulando-os a contribuir efetivamente para o sucesso do negócio. Ainda assim, a maioria dos gerentes não coloca a gratidão no topo de sua lista de prioridades e desperdiçam uma das maneiras mais eficazes de aumentar o moral, o desempenho e a produtividade

Recentemente, conduzi um processo de coaching/mentoria com um alto executivo reconhecido na organização como um  realizador  que “entregava resultados”, porém, ao mesmo tempo nas conversas de corredor era visto como egocêntrico e intratável.

Em uma de nossas sessões, perguntei-lhe como ele reconhecia e celebrava o bom desempenho de seus subordinados e sua resposta foi: para quê? “Eles são remunerados para entregar sempre o melhor” … Após algumas provocações ele reconheceu que o hábito de apenas criticar estava enraizado em seu comportamento e decidiu adotar a prática de oferecer reconhecimento e agradecer. Não é necessário dizer que os resultados foram extremamente benéficos para ele e para a equipe

Com relação ao tema, os autores Adrian Gostick e Chester Eltonof no livro “Leading with Gratitude”, listaram 8 ações para valorizar equipes e funcionários e, assim, melhorar o engajamento e a motivação; a saber:

  1. Diga o que quer, porque quer e peça sugestões de como fazer. Dessa forma, você se surpreenderá positivamente e se beneficiará das opiniões e conhecimentos de seus subordinados;
  2. Tenha sempre um comportamento de genuína intenção positiva no sentido de ajudar as pessoas a transpor os obstáculos ao alto desempenho. Promova um clima na organização onde os erros e falhas sejam encarados como experiências de aprendizado;
  3. Pratique uma das mais importantes “soft skills”: a empatia; coloque-se no lugar de seus subordinados, entenda suas dificuldades e como eles se sentem e agem em várias circunstâncias;
  4. No dia a dia garimpe e procure por ”pequenas vitórias” e dê reconhecimento e celebre; esta simples ação aumenta o engajamento e a produtividade de forma exponencial;
  5. Não tenha medo e ofereça reconhecimento e gratidão sempre. Não apenas nas reuniões anuais de avaliação de desempenho que, na maioria das vezes é apenas uma formalidade para “cumprir tabela”.
  6. A forma de expressar reconhecimento e gratidão não é um padrão que serve para todos; ao contrário, pessoas são diferentes e não reagem a “feedback” de forma diferente. Portanto, identifique as características e valores de cada um para que seu elogio seja significativo;
  7. Dissemine e reforce os valores essenciais da organização e celebre comportamentos e feitos alinhados aos valores corporativos;
  8. Pratique e estimule a prática do reconhecimento, agradecimento e celebração entre os pares para que as pessoas se sintam valorizadas; esta simples prática reduz o “turnover” e melhora o engajamento na organização.

Por fim, utilizar de forma consistente o reconhecimento e a gratidão é uma poderosa estratégia para criar uma cultura corporativa e ambiente de trabalho com colaboradores otimistas, motivados. E, por consequência, muito mais produtivos.

Gostou do artigo? Quer saber mais como praticar liderança, reconhecimento e gratidão em suas equipes? Então entre em contato comigo. Terei o maior prazer em responder.

Walter Serer
https://www.linkedin.com/in/walter-serer-86717b20/

 

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