“Quando você se torna um líder, o seu sucesso depende do crescimento dos outros” (Jack Welch)
Qual o papel de líderes e gestores nas organizações modernas?
No mundo corporativo contemporâneo, a figura do gestor transcendeu o papel tradicional de “chefe” para assumir, também, o papel vital de coach e mentor. Esta evolução reflete uma compreensão mais profunda de que o sucesso de uma organização está diretamente ligado ao desenvolvimento e bem-estar de seus colaboradores.
O coaching é um processo de desenvolvimento profissional onde um profissional qualificado trabalha com pessoas para ajudá-los a alcançar metas específicas, melhorar suas competências, desempenho, e potencializar sua carreira e vida pessoal. É uma parceria estratégica que foca no crescimento e resultados dentro do contexto organizacional.
A mentoria, por outro lado, é um processo mais pessoal e direcionado; mentores compartilham suas experiências, oferecem orientação e apoiam os “mentorados” na navegação pelos complexos desafios organizacionais – eles se tornam pontos de referência não apenas em questões profissionais, mas também como modelos de integridade e liderança.
Em minha atuação como coach/mentor tenho constatado que muitas organizações de sucesso têm adotado a prática de treinar e desenvolver seus líderes/gestores para atuarem como coaches e mentores internos para criar um ambiente de trabalho que promove a autorreflexão, a aprendizagem contínua e a superação de desafios.
Os benefícios de gestores atuarem como coaches e mentores internos são muitos:
- Melhoria do Desempenho: Liderados que recebem coaching e mentoria tendem a ter um desempenho superior, pois estão mais engajados e motivados;
- Retenção de Talentos: Uma cultura de coaching e mentoria pode aumentar a retenção de talentos, pois os funcionários se sentem valorizados e apoiados em seu desenvolvimento;
- Inovação e Criatividade: Ambientes que fomentam o desenvolvimento pessoal são propícios à inovação, pois os colaboradores se sentem seguros para experimentar e propor novas ideias. Aqui, a frase do General Patton que comandou tropas norte americanas durante a 2ª guerra mundial deve ser citada: “Nunca diga às pessoas como fazer as coisas. Diga-lhes o que deve ser feito e elas surpreenderão você com sua engenhosidade.”
- Liderança Sustentável: Ao investir no desenvolvimento de liderados, os gestores estão, de fato, construindo a próxima geração de líderes da organização.
A atuação dos gestores como coaches e mentores é mais do que uma tendência. É uma necessidade para as organizações que buscam excelência e um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Ao adotar essas práticas, os gestores não apenas elevam o potencial de seus liderados, mas também contribuem para o legado duradouro de uma liderança eficaz e humanizada.
Você concorda com a afirmação “o verdadeiro poder de um líder está em capacitar outros a alcançarem seu potencial máximo”?
Como você, que exerce função de liderança, avalia o seu sucesso?
O que é importante para ‘entregar” resultados?
Gostou do artigo?
Quer saber mais sobre a liderança transformadora e a atuação dos gestores como coaches e mentores? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar a respeito.
Walter Serer
https://walterserer.com.br
https://www.linkedin.com/in/walter-serer-86717b20/