“A falta de transparência resulta em desconfiança e em um profundo sentimento de insegurança” (Dalai Lama)
Você tem o hábito de dizer a verdade ou adota a postura de “relativizar” fatos e dados de acordo com as circunstâncias?
A verdade pode ser comparada à lei da gravidade porque é:
- Universal – não importa onde você esteja no universo, a gravidade funciona da mesma maneira; da mesma forma, a verdade não muda dependendo de onde você está ou quem você é.
- Inevitável – A lei da gravidade não pode sr ignorada; se você pular de um prédio, vai cair, mesmo que acredite que pode voar e a verdade sempre encontrará uma forma de se revelar, não importa o quanto tentemos escondê-la.
- Imparcial – tal qual a gravidade se aplica a todos e não escolhe lados. E …
- Fundamental para a compreensão do universo e como ele funciona e, também, de nós mesmos e do mundo ao nosso redor.
A verdade dói e a mentira mata!
Dizer a verdade, especialmente quando os outros não querem ouvi-la, pode exigir muita coragem e, normalmente, na vida pessoal, muitos de nós temos o hábito de” adoçar a pílula” para não ferir aqueles que nos cercam.
E o que dizer de aplicar o comportamento de dizer sempre a verdade no mundo corporativo?
A transparência no mundo corporativo é essencial por várias razões:
1. Construção de confiança:
A transparência permite que todos na organização possam compreender as decisões e ações corporativas o que gera confiança;
2. Melhoria na tomada de decisões:
Ao compartilhar fatos e informações, as empresas podem tomar decisões mais eficazes;
3. Aumento da eficiência operacional:
Uma organização que adota a transparência como um valor central promove uma cultura de abertura e colaboração entre seus colaboradores;
4. Atração e retenção de talentos:
Profissionais tendem a valorizar a transparência nas organizações em que trabalham;
5. Incentivo à inovação e à criatividade:
A transparência também é fundamental para estimular novas ideias dentro das organizações.
Para aqueles que têm responsabilidade formal para com os outros, é vital que suas decisões (e ações) sejam, de fato, baseadas no melhor julgamento dos fatos – objetividade, análise e veracidade dos dados são tão essenciais para uma boa liderança quanto palavras inspiradoras e um espírito compassivo.
A questão de líderes sempre falarem a verdade, é bastante delicada e controversa, pois nem tudo pode ser, de fato, dito. Contudo, a verdade sempre deve prevalecer e a forma como é comunicada deve ser cuidadosamente escolhida a depender do contexto e da situação – isto é essencial para a construção da confiança e respeito à liderança.
Em um cenário em que nem tudo pode ser dito, os líderes devem equilibrar a necessidade de transparência com a necessidade de proteger informações sensíveis. Eles devem se esforçar, na medida do possível, para serem transparentes e, ao mesmo tempo, proteger a privacidade e a confidencialidade sempre que necessário. A coerência na comunicação é fundamental para manter a equipe comprometida e engajada.
Líderes que agem com honestidade e integridade serão, certamente, recompensados com a lealdade e a admiração de colaboradores. Falar a verdade e reconhecer os fatos é uma das qualidades mais difíceis da liderança, pois a verdade não pode ser relativa e nenhum de nós tem o monopólio dela; desta forma é, também, importante estar aberto a opiniões e ideias que contrariam e desafiam percepções e opiniões.
Você ainda acredita que pode escapar da lei da gravidade e da verdade? Lembre-se: elas sempre encontrarão uma maneira de se revelar…
Gostou do artigo?
Quer saber sobre as verdades e mentiras no mundo corporativo e por que a transparência é essencial? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar a respeito.
Walter Serer
https://walterserer.com.br
https://www.linkedin.com/in/walter-serer-86717b20/