Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Atitude na vida é tudo

“Tudo pode ser tirado do homem, menos uma coisa: a última das liberdades humanas – escolher sua atitude em qualquer circunstância”

Victor Frankl (1905 -1917) médico e psiquiatra austríaco, sobrevivente do Holocausto)

Esta palavra de origem no latim “aptitudo”, significa postura, certo ou adequado. Assim como uma simples gota que é capaz de movimentar um grande volume de água, nossas atitudes, ou seja, nossas posturas diante dos fatos podem dar rumo correto à concretização de nossos objetivos, podem mudar o curso de projetos ou até mesmo de uma vida.

Atitude é mais importante do que formação, educação, dinheiro e poder; ela está presente em todas as nossas escolhas diárias: é ela que define as nossas ações, a nossa postura perante as adversidades, o sucesso pessoal e profissional e a forma como nos relacionamos com outras pessoas.

Um bom exemplo de atitude pode ser buscado na história retratada na obra de William Shakespeare (poeta, dramaturgo e ator inglês – 1564 / 1616) sobre a trajetória do Rei Henrique V e a famosa batalha de Azincourt (1415) que pôs fim à guerra de cem anos entre a França e Inglaterra. Nesta batalha, os ingleses liderados por Henrique V com um exército estimado em 15 mil homens foram interceptados pelo exército francês em número de 50mil homens; a combinação de estratégia, motivação e liderança levou o exército inglês a uma vitória épica massacrando o exército francês em número 3 vezes maior. Palavras do líder Henrique V aos seus soldados: “Aquele que sobreviver esse dia e chegar a velhice, a cada ano, na véspera desta festa, convidará os amigos e lhes dirá: “Amanhã é São Crispim”. E então, arregaçando as mangas, ao mostrar-lhes as cicatrizes, dirá: “Recebi estas feridas no dia de São Crispim.”(A vida do rei Henrique V, ato IV, cena III – Shakespeare).

Esta pequena história nos mostra como a atitude foi determinante em reverter um quadro de fatalidade e derrota previamente anunciadas e claramente deve servir de exemplo e inspiração para as nossas “batalhas diárias”.

Ainda hoje nos processos de coaching executivo constato que muitos profissionais não se dão conta da importância da atitude em suas vidas e assumem a posição de vítimas da crise, do cenário político-econômico, da tirania de seus chefes e etc. Assim, permanecem na “zona de conforto” até sair dela…. o que nem sempre ocorre por sua livre e espontânea vontade.

Portanto, tenha a sua vida sob controle pois 90% do que lhe acontece depende exclusivamente de você, de suas ações e, principalmente, de suas ATITUDES.

Deixe seu comentário

0.0/5