Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Valores Corporativos: O Alicerce da Cultura Organizacional

“Falsos valores e palavras ilusórias: são estes os piores monstros para os mortais” (Friedrich Nietzsche)

Segundo o autor Ben Horowitz: “a cultura é o modo como a empresa toma decisões e não apenas a declaração de missão, visão e valores listados na parede”; ainda, segundo ele, as empresas não são as campanhas de marketing e nem sequer o que acreditam ser e, talvez, fazer o que se prega é a mais difícil de todas as habilidades no mundo corporativo.

Ao longo de minha trajetória profissional, e, especialmente, como mentor de executivos, muitas vezes, constatei que a grande maioria das empresas tem as paredes de seus escritórios cobertas por declarações de missão e valores muito bem-produzidas. Entretanto, em algumas delas, seus executivos desconhecem o real significado e a finalidade dos valores corporativos. E, pior ainda, não praticam nada do que está exposto nos belos quadros meramente decorativos. 

Isto nos leva à seguinte questão: por que e como definir os valores da empresa? E como fazer para que os valores declarados sejam efetivamente colocados em prática?

Valores e cultura são a base sobre a qual se constrói todo negócio.

Os valores da empresa influenciarão diretamente a cultura, impactando todas as decisões do negócio. Definir valores claros e coerentes é fator essencial para alinhar toda a organização — desde o nível básico até o topo da pirâmide organizacional — visando garantir que todos trabalhem em prol de um propósito comum.

Assim, pode-se afirmar que a definição dos valores é fundamental para o sucesso e para construir o alicerce de um empreendimento. E, para definir e garantir que os valores se incorporem à cultura organizacional, deve-se obedecer quatro etapas:

1ª Etapa: Definição de VALORES

Os valores ajudarão a organização na tomada de decisões bem como impulsionar sua marca, cultura e reputação.

O primeiro passo é ter a clara noção de porque a organização existe e qual é o seu propósito. Deve-se fazer perguntas para obter respostas claras. A partir daí, elaborar uma lista sobre o que é importante para a empresa e do que é essencial para os clientes. E o ponto de partida será onde esses objetivos se cruzam para, então, para desenvolver a definição dos valores.

Os valores serão (e devem) ser exclusivos para o seu negócio, clientes e objetivos futuros e, também, devem priorizar os clientes ao invés dos investidores e/ou conselho.

Internamente, não se deve estabelecer a definição de valores por um pequeno “conselho de sábios” e/ou marqueteiros, Ao contrário, deve envolver, na medida do possível, funcionários em todos os níveis da organização (dependendo do tamanho da organização, pode ser um pequeno grupo multifuncional e representativo de equipes).

2ª Etapa: Alinhamento de VALORES

Propósito, metas e valores são vitais para atrair, reter colaboradores e promover o engajamento necessário; todos os membros da organização devem ter acesso aos valores da empresa e entendê-los para melhor desempenhar seus trabalhos e garantir que os valores pessoais estejam alinhados com os valores da empresa e que todos desempenhem suas funções voltadas a objetivos comuns.

Os novos contratados, antes de admitidos formalmente deverão conhecer os valores da empresa – isto pode ser através do site e/ou anúncios de emprego. Desta forma, eles terão ciência dos valores fundamentais e cultura da empresa em que irão trabalhar. Durante as entrevistas, é importante explorar a compatibilidade dos valores pessoais dos potenciais candidatos visando assegurar que estejam alinhados com os da organização.

3ª Etapa: Compartilhamento de VALORES

Os valores devem ser permanentemente difundidos e compartilhados com todos os colaboradores e, uma vez definidos claramente, publicados, como uma estratégia para alinhar responsabilidades da empresa e de seus colaboradores.

Os valores da organização devem ser listados com especial atenção às palavras e termos utilizados para então serem publicados internamente. E disponibilizados no “site” para demonstrar aos “ stakeholders” –  clientes, fornecedores e público externo em geral – o compromisso formal com uma conduta na condução dos negócios.

4ª Etapa: Manutenção de VALORES

Quando os valores da empresa estão no centro da organização, eles serão referência nas conversas, decisões e ações do dia-a-dia. Todos os planos, decisões e/ou ações deverão ser confrontadas com os valores antes de serem colocados em prática.

Entretanto, em um cenário de profundas e rápidas mudanças e, à medida que se adapte ou se redefina os objetivos corporativos, talvez seja necessário, de tempos e tempos, redefinir os valores da organização. Um bom exemplo disso envolve os valores ligados à diversidade e às políticas de ESG, atualmente imperativos para as organizações modernas e condição básica para operar e fazer negócios.

Finalmente, pode-se concluir afirmando que a formalização, a adoção e o alinhamento das ações aos valores corporativos promovem o engajamento de colaboradores, clientes e fornecedores. Definem as marcas junto ao mercado e, como consequência, geram impacto positivo nos resultados e, por estas razões, são imprescindíveis para o sucesso das organizações.

Gostou do artigo?

Quer saber mais sobre como definir os valores para o sucesso e para construir o alicerce de um empreendimento? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar a respeito.

Walter Serer
https://www.linkedin.com/in/walter-serer-86717b20/

Deixe seu comentário