“Um líder deve aprender que palavras conquistam coisas que muitas espadas não conseguem.” (Game of Thrones)
Pelos caminhos do mundo corporativo, cruzei com muitos executivos e empreendedores de sucesso que alcançaram resultados extremamente satisfatórios, porém, posso dizer, sem medo de errar, que, apesar de serem bem-sucedidos, nem todos são (foram) bons líderes.
Digo que bons líderes não são apenas aqueles que “entregam” bons resultados para agradar aos acionistas. Ao contrário, devem ser visionários e capazes de motivar seus colaboradores a seguir o caminho para o sucesso; eles não devem ser como o chefe que comanda, micro gerencia, exige respeito, cria autoridade e… gera medo nos seus subordinados.
Líderes verdadeiros devem servir de exemplo, tratar a todos com respeito e gentileza, ter uma visão clara e serem absolutamente honestos e coerentes; eles escutam, valorizam e motivam a equipe a fazer certo e o melhor para a organização.
Se você aspira ser alguém assim, pratique as três (antigas) lições de liderança para se tornar um líder melhor para seus colaboradores; são elas:
1. Seja um bom ouvinte
“Quanto melhor ouvinte for, mais entenderá e melhores serão os frutos a seu favor” (Edward Klumpp).
Uma das características mais importantes de um bom líder é ser um bom ouvinte, mas, infelizmente, no mundo da internet e dos dispositivos digitais, ser um bom ouvinte se tornou uma arte perdida…
Para ser um bom líder, você deve ser capaz de ouvir seus funcionários com atenção e empatia.
Para isso, você tem que oferecer a eles o seu tempo: preste sempre atenção no que seus colaboradores têm a dizer – eles podem querer compartilhar uma ideia, esclarecer suas dúvidas, pedir opiniões etc.
Crie o bom hábito de fazer perguntas para esclarecer suas dúvidas e entender melhor a situação. Depois de ouvir pensamentos, ideias e preocupações, reserve seu tempo para refletir sobre eles e, então, em primeiro lugar, expresse sua concordância com as ideias convergentes – ao fazer isso, você cria um ambiente de confiança recíproca.
A partir daí, amplie a conversa para explorar conjuntamente as ações/soluções para implantar/resolver ideias/problemas e, o mais importante, defina o que fazer e comprometa-se com ações sob sua responsabilidade.
2. Aprenda a lidar com o fracasso
“Se um grande homem cair, mesmo depois da queda, ele continua grande” (Sêneca)
Não importa o quão bem-sucedido ou poderoso você seja, haverá momentos em que você passará por dificuldades, experimentará fracassos e se sentirá desmotivado. Bons líderes não desistem nessas horas; em vez de ficarem desmoralizados e desmotivados, encontram então maneiras de aprender a lidar com as falhas positivamente.
Parece óbvio que ninguém gosta de falhar. Ocorre que fracasso e sucesso fazem parte da vida e devem ser enfrentados e a melhor maneira de fazê-lo é através pensamentos realistas e lições aprendidas sobre os fracassos. Em vez de desistir, deve-se entender que a falha foi apenas o resultado de um difícil desafio e, desta maneira, extrair as lições dela decorrentes.
“Uma experiência nunca é um fracasso, pois sempre vem demonstrar algo” (Thomas Edison)
Alguns “pseudo líderes”, ao se depararem com falhas ou fracassos, tentam colocar a culpa nos outros. Bons líderes jamais fazem isso e reconhecem as coisas que aprenderam com seus fracassos e assumem responsabilidade por suas ações; ao seguir opor este caminho, eles envolvem sua equipe para identificar seus erros e planejar maneiras de seguir em frente.
Deve-se, pois, discutir os fracassos com a equipe para, então, tirar lições dos erros e fazer as coisas de forma diferente da próxima vez.
3. Sirva de modelo
Bons líderes devem servir de modelo a ser seguido. Ao longo de minha vida corporativa, tive o privilégio de conviver com grandes líderes que me ensinaram muito. Cujos exemplos de comportamento sigo até hoje (certamente, também, cruzei com alguns cujos exemplos jamais devem ser seguidos…. também é um aprendizado…).
Bons líderes irradiam exemplos de otimismo, de persistência e de esperança; se você também quer ser um bom líder, você deve exibir traços positivos e características que inspiram as pessoas a respeitá-lo e admirá-lo.
Seja sempre empático com seus colaboradores e trate-os sempre com o respeito e a consideração que merecem. Porque o seu sucesso e o de seu negócio dependem do engajamento e do trabalho de sua equipe. Peça desculpas quando errar, nunca aponte o dedo e para encontrar culpados por seus fracassos e aprenda a assumir a responsabilidade por suas ações.
Pequenos gestos o tornam mais acessível e fazem com que todos o respeitem e o vejam como inspiração de um modelo a ser seguido.
Com certeza, o caminho para tornar-se um bom líder é longo, árduo e difícil. Qualquer um pode sentar-se em um escritório e delegar tarefas a seus funcionários. Ser um bom líder é muito mais do que isso! Que estas três simples lições de liderança para se tornar um líder melhor possam ajudá-lo a moldar seu roteiro para o sucesso.
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Quer saber mais lições de liderança para se tornar um líder melhor para seus colaboradores? Então, entre em contato comigo. Terei o maior prazer em conversar a respeito.
Walter Serer
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